domingo, 7 de junho de 2009

Tiziano Vecellio

Tiziano Vecellio nasceu em Pieve di Cadore, em Itália, por volta de 1490.
Aos nove anos de idade foi enviado a Veneza para viver com um tio e tornou-se aprendiz de Sebastiano Zuccato. Pouco depois entrou no ateliê de Gentile Bellini.
Os seus maiores mestres, no entanto, foram Giovanni Bellini, irmão de Gentile, e Giorgione Castelfranco, renovador da pintura veneziana. Em 1508 colaborou com Giorgione na decoração do Fondaco dei Tedeschi.
Após a morte prematura de Giorgione em 1510, Ticiano encarregou-se de terminar vários dos quadros do mestre, o que gerou polémicas sobre a autoria principal dessas obras. Depois passou a trabalhar sozinho e provocou escândalos ao pintar nus em cenas bíblicas e em paisagens venezianas conhecidas.
Após essa época, Tiziano passou a dedicar-se ao retrato, género em que alcançou profundidade psicológica ao procurar transmitir a personalidade de seus retratados pela escolha da atitude e intensidade do olhar, além da valorização das mãos.
Em 1530, Tiziano assistiu à coroação, em Bolonha, do imperador Carlos V, que se converteu em seu principal patrono. O rei nomeou-o pintor da corte e três anos depois concedeu-lhe um título de nobreza, que revela o prestígio conquistado pelo artista.
Nas décadas seguintes, o trabalho de Tiziano como retratista levou-o a várias cidades italianas e à sede imperial de Augsburgo.
Em 1551 Tiziano fixou-se em Veneza. O cromatismo exuberante das cenas mitológicas que pintou entre 1554 e 1562 para Filipe II da Espanha prenunciou o estilo revolucionário de seus últimos anos, em que se desligou gradualmente das linhas para compor as formas mediante espessas pinceladas, que frequentemente retocava com os dedos.
Tiziano morreu em Veneza, em 27 de Agosto de 1576.

Obras















Nuno Salvador, nº18

Sem comentários:

Enviar um comentário