sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sandro Botticelli

No final da Idade Média, um dos mais importantes centros culturais da Itália era Florença.
O poder estava concentrado nas mãos de famílias muito ricas como os Medici.
Os Medici eram os patrocinadores dos artistas e intelectuais.
Alessandro ou Sandro Filipepi mais conhecido por Botticelli, nasceu em 1445 no bairro de Santa Maria Novella, em Florença bem perto da casa da família Medici.
Botticelli chegou à pintura por vias indirectas, primeiro pela ourivesaria só mais tarde pela pintura com o mestre Fra Fillippo Lippi um dos pintores mais célebres de Florença.
Para os próprios Medici, Botticelli realizou trabalhos mitológicos inspirados na antiguidade, mas influenciado por pensamentos neoplatônicos incluindo as suas famosas obras “A Primavera” e “O Nascimento de Vénus”.
Sandro Botticelli revolucionou a sua época com o Nascimento de Vénus por ser o primeiro grande quadro renascentista em grande escala e com um tema exclusivamente mitológico.

A obra de Botticelli, especialmente a Primavera e o Nascimento de Vénus é a que melhor exprime o pensamento Neoplatónico no Quattrocento florentino.
De uma maneira geral, as cores da pintura são tão discretas e recatadas como a imagem de Vénus.
A Vénus nua invoca a Vénus nascida do mar, símbolo de pureza e fonte do “amor divino”.
O nascimento de Vénus a partir da concha lembra a renovação ou o Renascimento do qual os neoplatónicos não se afastaram, caracterizado por uma oposição entre o espiritual e o material.
O “Nascimento de Vénus” é um trabalho sobre tela pintado por volta de 1478.
Mede 172,5x278 e encontra-se na Galeria Degli Uffizi em Florença.
Obras
Pedro Alves, nº 19

Sem comentários:

Enviar um comentário