quarta-feira, 13 de maio de 2009

EL GRECO

Quem Foi El Greco?

Doménikos Theotokópoulos , mais conhecido como El Greco, ("O Grego") (Ilha de Creta, 1541 — Toledo, 7 de Abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquitecto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira nem Espanha.


O Que Pintou?

Para além de temas religiosos, pintou retratos de importantes personalidades da vida espanhola e paisagens da cidade. Nas suas obras podem encontrar-se o misticismo bizantino, a sensibilidade pela cor e pelos jogos de luz, a concepção do espaço, os alongamentos e posições distorcidas do Maneirismo e a mistura de realismo. O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores.

Arquitectura e Escultura

El Greco foi bastante admirado como arquitecto e escultor, durante sua vida. Normalmente realizava a composição completa dos altares, funcionando ao mesmo tempo como arquitecto, escultor e pintor.


Pinturas mais importantes





Sara Lucas, nº 21








































































































Sem comentários:

Enviar um comentário